sábado, 30 de agosto de 2008

Bolo de claras com creme de caramelo e nozes




Tinha claras congeladas que sobraram do leite-creme, que é uma das sobremesas mais conseguidas que se fazem na Bimby e já tinha pensado nesta hipótese de bolo coberto com este creme de caramelo que é o indicado para rechear choux, profiteroles ou tortas. As claras saíram do congelador directamente para a Bimby e descongelei com o turbo. Depois é que programei como explico abaixo. A quantidade de creme da receita feita é muita para este bolo, que fica pequeno, pelo que não coloquei todo. Acho que o ideal será fazer a receita do bolo dobrada e levar ao forno num tabuleiro rectangular para depois poder rechear e cobrir com o creme. Este creme também deve ficar bom se substituirmos o caramelo por chocolate. A receita do creme foi dada no curso de cozinha da Bimby e o caramelo é em pó, mas ficou perfeitamente com o caramelo líquido de compra. A receita do bolo é da página 118 do livro de receitas base.


Ingredientes:

Para o bolo:

6 claras de ovo
1 pitada de sal
70g de manteiga derretida
120 g de açúcar
120g de farinha
1 colher de chá de fermento Royal

Para o creme:

3 ovos
100g de açúcar
600g de leite
40g de Maizena
70g de caramelo líquido
Nozes para enfeitar

Preparação:

Deitam-se as claras e o sal no copo, onde se colocou a borboleta e programa-se 6 min., Vel. 3. Retiram-se as claras que se reservam e tira-se a borboleta. Batem-se no copo a manteiga e o açúcar, na Vel. 1, durante 2 min., devendo ficar um creme. Na mesma velocidade adicionam-se, através do bucal e alternadamente, as claras e a farinha com o fermento. Com a máquina parada, acaba de se envolver a massa, que se deita numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha. Vai ao forno médio cerca de 20 minutos. Desenforma-se para um prato que possa conter o creme.
Para fazer o creme, colocam-se no copo da Bimby todos os ingredientes e programa-se 7 min., Tem.90º, Vel. 4. Quando acabar cobre-se o bolo e enfeita-se com nozes.




2 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Hummm eu cá gostei muiro do bolo e docreme hihihi ....beijinhos

subarrios disse...

Esse creme é tãããoooo boomm :P

O bolo deve estar espectaculcar!

***