Quando eu e o E. já não sabemos o que fazer e depois de várias sugestões, telefonemas a perguntar o que querem que se faça para o almoço, quando não se chega a um consenso, há sempre um de nós que, após aquele olhar e o silêncio que lhe corresponde diz: fazemos o lombo e acabou-se.
A receita do lombo é esta. Escolhe-se a peça de carne maior ou mais pequena, consoante o número de comensais e acompanha-se com batata palha de compra e arroz, que varia segundo a inspiração e a época do ano. O queijo é o que mais gostar. Costumo usar flamengo.
Ingredientes:
1 lombo de carne de vitela
Cebola
Alho francês
Azeite
Vinho Branco
Sal
Pimenta
Folha de louro
1 lata de cogumelos laminados
1 pacote de natas
Fatias de queijo
Fatias de bacon
Vinho do Porto
Preparação:
Leva-se um tacho ao lume com a cebola e o alho francês às rodelas finas e o azeite. Coloca-se por cima a carne e junta-se o vinho branco, o sal e a pimenta e a folha de louro. Deixa-se a carne estufar durante mais ou menos 15 a 20 minutos. Vai-se rolando a peça e na parte final adiciona-se a lata de cogumelos laminados.
Tira-se a carne que se fatia. Colocam-se as fatias num tabuleiro de ir ao forno e entremeia-se 1 fatia de carne, queijo, bacon, fatia de carne, queijo e bacon, e assim sucessivamente até acabar a carne. Por cima coloca-se a cebola, o alho francês e os cogumelos que se retiraram do tacho.
Rega-se tudo com o pacote de natas e o cálice de vinho do porto e vai ao forno quente, a 230º, mais 15 a 20 min.
2 comentários:
Esse molho a acompanhar o lombo, deve ser de lamber os dedos :)
Que delicia tia!!! E como estou cheia de fome e hoje não se pode comer carne porque é entrudo. Tenho mais vontade. Apetece mesmo lamber o seu blog. Beijinhos
Enviar um comentário