De todos os doces portugueses o arroz doce é, a par com os pastéis de nata, o mais conhecido internacionalmente.
Portuguese rice pudding é o nome pelo qual, geralmente é conhecido no estrangeiro, e penso que com toda a razão, pois deve ser a soft sweet mixture: cremoso sem ser líquido, e consistente sem ser duro.
O arroz doce faz parte de todas as mesas nos dias de festa e cada família tem a sua receita. Na maior parte delas o arroz é previamente cozido em água e só depois se junta o leite. Em minha casa o arroz doce fez-se sempre cozendo logo o arroz no leite. Na Bimby também e escusado será dizer que nunca mais fiz o arroz doce sem ser na Bimby. Fica perfeito.
E quando levo a colher à boca e sinto o creme, um leve sabor a limão, a textura do arroz, o doce cortado com a canela, se fechar os olhos tenho 4 anos, estou na T., na sala ao lado da cozinha, sentada à mesa a comer o doce ainda morno, em frente à janela que dá para o pátio, o meu avô está a chegar a cavalo, e a minha avó diz-me, enquanto tira o avental de peito: Despacha-te que não quero que o avô saiba que te estou a dar o doce antes do almoço.
Livro base, pag. 108
Ingredientes:
1 l. de leite
130 g de arroz (uso agulha)
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
150 g de açúcar
4 gemas de ovo
Preparação:
Colocam-se no copo todos os ingredientes, excepto o açúcar e os ovos. Programa-se 50 min., Temp. 90º, Vel. Colher inversa. Quando terminar desfazem-se as gemas num pouco de leite que se tira do copo, Junta-se o açúcar e as gemas com cuidado para não cozerem. Programa-se mais 10 minutos à mesma temperatura e velocidade. Deita-se em taças pequenas ou em travessas. Deixa-se arrefecer e polvilha-se com canela ou fazem-se desenhos e escrevem-se mensagens.
3 comentários:
Adoro!!
O arroz doce na Bimby sai sempre muito bem.... e este ficoi lindo!!!
Eu gosto e assim cremoso ainda é melhor :)
Enviar um comentário