sábado, 18 de outubro de 2008

Tiramisu


Esta é uma sobremesa que agrada a toda a gente e que se faz muito facilmente. Há receitas para todos os gostos, mas esta é do livro de Maria de Lourdes Modesto, As Receitas Escolhidas. É aquela que se aproxima mais das receitas italianas que já provei, pois não usa natas mas claras em castelo, salientando o sabor do queijo.

Ingredientes:
Palitos à la Reine
4 ovos
150g de açúcar
250g de mascarpone
2 dl de café forte, ou mais um pouco se for necessário
1 dl de rum
2 colheres de sopa de cacau em pó
Preparação:
Faz-se o café, junta-se o rum e deixa-se a arrefecer enquanto se prepara a sobremesa. Batem-se as claras em castelo. Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme espesso. Junta-se o queijo, pouco a pouco, batendo bem com a batedeira. Adicionam-se as claras em castelo, com cuidado, ao creme.
Normalmente este doce faz-se numa travessa funda. Mergulham-se, um a um, os palitos na mistura de café e rum e dispõem-se no fundo da travessa até ficar todo coberto. Deve ter-se o cuidado de não embeber demais. Por cima dos palitos espalha-se metade do creme de mascarpone. Cobre-se com mais uma camada de palitos embebidos e espalha-se o resto do creme. Vai ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro. Antes de se servir, espalha-se o cacau em pó por cima, com a ajuda de um passador de rede para ficar uniforme.

3 comentários:

Isabel de Miranda disse...

Tiramisú é uma das sobremesas que adoro.Esta está linda.Beijinhos

ameixa seca disse...

É daquelas sobremesas que toda a gente conheçe porque é mesmo boa :)

Margarida Fernandes - a neta disse...

Está com óptimo aspecto!! Parabéns!! Um dia destes vou experimentar fazer.