No almoço de Páscoa fiz ainda esta tarte que é sempre um grande sucesso. O princípio é muito simples: faz-se uma torta ou bolo enrolado que se corta às fatias. Forra-se uma taça, ou uma forma, com as fatias da torta e recheia-se com uma mousse de chocolate, voltando-se a tapar com as fatias de torta. Leva-se ao frigorífico e quando se corta fica uma mousse de chocolate com uma capa de bolo fofo. A mousse tem de ser consistente, diferente por isso daquela que se faz para comer à colher.
Ingredientes:
Para a torta:
6 ovos
150g de açúcar
6 colheres de sopa de farinha com fermento
Um doce vermelho para rechear a torta (usei de framboesa)
Batem-se bem as gemas com o açúcar até formar um creme claro. Batem-se as claras em castelo e juntam-se ao creme alternadamente com a farinha. Vai ao forno num tabuleiro forrado com baking paper que depois ajuda a enrolar o bolo. Não se deixa cozer muito e quando estiver pronto barra-se todo o bolo com o doce e enrola-se até formar uma torta.
Para a mousse:
150g de açúcar
175g de manteiga
4 ovos
1 tablete de chocolate para culinária de 200g
1 chávena de café de leite
Bate-se o açúcar com a manteiga, juntam-se as gemas e o chocolate derretido com o leite. Bate-se bem. Envolvem-se as claras em castelo.
Corta-se a torta em fatias de cerca de um dedo e forra-se uma taça ou uma forma com elas. Enche-se com a mousse e cobre-se com o resto das fatias de torta. Vai ao frigorífico até servir.
1 comentário:
Gostei desta tarte
Beijinhos
Enviar um comentário