sábado, 9 de maio de 2009

Bolo de anos do meu filho


que hoje faz 17 anos, que passaram a correr, mais todos os outros em que o desejei e sonhei com ele.
Mas vamos ao que interessa.
Resolvi fazer um bolo diferente que vi no blog da colher de pau e que é composto por uma base de bolo de chocolate, por cima do bolo um creme de ovos e por cima profiteroles, recheadas com chantilly e cobertas com chocolate. Ficou optimo e embora dê algum trabalho o resultado compensa.

Bolo de chocolate:

Ingredientes:

125g de manteiga

1 tablete de chocolate culinária (200g)

250g de açúcar amarelo

100g de farinha

1clh chá de fermento em pó

6 ovos

Derrete-se o chocolate com a manteiga no micro-ondas. Batem-se as gemas com o açúcar até dobrar de volume. Mistura-se o chocolate e a manteiga derretidas, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras batidas em castelo, alternadamente. Untei um tabuleiro rectangular com manteiga e polvilhei de farinha (mas para a próxima vez forro com papel vegetal porque foi difícil desenformar) onde deitei a massa e foi ao forno até ficar cozido, cerca de 25/30 minutos.

Profiteroles:

Ingredientes:

250g de água

100g de manteiga

1 colher de chá de sal

1 pitada de açúcar (não pus nem o sal nem o açúcar)

160g de farinha

4 ovos grandes

Preparação:

Deita-se no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Programa-se 5 Min., Tem. 100º, Vel. 1. Junta-se a farinha de uma só vez e programa-se 15 seg., Vel. 4. Deixa-se arrefecer a massa uns 5 minutos, tirando o copo da base e batem-se os ovos à parte que se juntam à massa, com a máquina na Vel. 4. Deita-se a massa para um saco pasteleiro, ou caso não tenha, um saco dos de congelar, deixando repousar.
Pré aquece-se o forno a 200º, unta-se um tabuleiro ou, em cima de um tapete de silicone, fazem-se pequenos montes de massa com o saco pasteleiro. Se tiver a massa no saco, corta-se a ponta e faz-se como o saco pasteleiro. Vai ao forno cerca de 20 minutos, dependendo do tamanho dos chouxs.

Creme de Ovos:

Ingredientes:

6 gemas

125ml de leite

125 ml de açúcar

Batem-se as gemas com o açúcar e o leite e leva-se ao lume até engrossar. Deixa-se arrefecer.

Recheio de Chantilly:

200ml de natas para bater

4 colheres de sopa de açúcar em pó

Batem-se as natas com a batedeira e com uns pingos de limão até engrossarem, e junta-se o açúcar.

Montagem:

Coloca-se o bolo de chocolate no prato. Por cima espalha-se o creme de ovos. Abrem-se as profiteroles e recheia-se com o chantilly. Colocam-se as profiteroles recheadas, por cima do creme de ovos. Leva-se ao micro-ondas uma tablete de chocolate de muito boa qualidade, com 72% de cacau (pode-se por menos mas, como somos "loucos" por chocolate, nunca é demais!), sem adicionar mais nada e espalha-se por cima das profiteroles, entre as mesmas e nos lados do bolo. Vai ao frigorífico até servir.

6 comentários:

ameixa seca disse...

Também acho que deve compensar e vem :)
Muitos parabéns ao filhote ;)

Margarida Fernandes - a neta disse...

OLà Tia.
Muitos Parabens ao Pedro, Jà vi que o doce demora muito a fazer mas compensa. Adorava ter comido uma fatia. Quem maravilha.. beijinhos

mesa para 4 disse...

Muitos Parabéns :-) ficou lindo...

Margarida Fernandes - a neta disse...

Agora, depois do almoço e sem qualquer sobremesa. Abrir este blog e ver este bolo de profiteroles é uma tortura. Adorava ter provado estas maravilhas. No fim-de-semana de 24 a tia pode voltar a fazer?? Beijinhos

Diário de receitas disse...

Que bolo lindo.Parabéns pelo teu blog.Gostei muito.
Bjs.

Margarida Fernandes - a neta disse...

Estou a ver que tenho que ir almoçar a sua casa no próximo Sábado para fazer um docinho e colocar no blog. Isso é tudo falta de tempo ou estão todos de dieta para o verão??
Beijinhos