sábado, 31 de janeiro de 2009

Profiteroles




Outra das coisas que nunca mais fiz sem ser na Bimby foi a massa de choux. Estão a ver aquela dor no braço depois de juntar os ovos um a um? Esqueçam.


Estas profiteroles recheei-as com creme de chocolate. É o mesmo que já postei aquí, mas em vez do caramelo juntei cerca de 50g de cacau em pó. Esta receita não fica muito grande. Para um prato mais composto tem de se dobrar a receita.


Esta receita também serve para fazer salgada, recheando com creme de marisco, atum ou queijo, dependendo da imaginação.



Massa de choux (Livro de receitas base, pag. 24):


Ingredientes:


250g de água

100g de manteiga

1 colher de chá de sal

1 pitada de açúcar (não pus nem o sal nem o açúcar)

160g de farinha

4 ovos grandes


Preparação:


Deita-se no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Programa-se 5 Min., Tem. 100º, Vel. 1. Junta-se a farinha de uma só vez e programa-se 15 seg., Vel. 4. Deixa-se arrefecer a massa uns 5 minutos, tirando o copo da base e batem-se os ovos à parte que se juntam à massa, com a máquina na Vel. 4. Deita-se a massa para um saco pasteleiro, ou caso não tenha, um saco dos de congelar, deixando repousar.

Pré aquece-se o forno a 200º, unta-se um tabuleiro ou, em cima de um tapete de silicone, fazem-se pequenos montes de massa com o saco pasteleiro. Se tiver a massa no saco, corta-se a ponta e faz-se como o saco pasteleiro. Vai ao forno cerca de 20 minutos, dependendo do tamanho dos chouxs.


Recheio:

Ingredientes:

3 ovos

100g de açúcar

600g de leite

40g de maizena

50g de cacau em pó


Preparação:


Colocam-se no copo todos os ingredientes e programa-se 7 Min., Tem. 90º, Vel. 4. Quando estiver pronto deite o creme no saco pasteleiro ou no saco plástico e deixe arrefecer.

Recheiam-se as profiteroles com o creme de chocolate. Dispõem-se no prato de servir.


Cobertura:


Derrete-se 100g de chocolate com 70% de cacau com uma colher de sopa de manteiga no micro-ondas e deita-se por cima dos profiteroles.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Uma delícia mas nunca fiz em casa. Se calhar tb dá para fazer a massa na MFP já que não tenho bimby :)

EU MULHER disse...

Profiteroles e muito gostoso! Vou seguir a ameixa e tentar fazer na mfp.


Bjus