domingo, 21 de dezembro de 2008

Panquecas ou pancakes

Depois de uma semana cheia de almoços e jantares de natal, das festas de natal dos colégios, dos últimos testes e das notas, começaram as férias. E num domingo, arrastando-se pela casa sem nenhuma obrigação, vêm as ideias: e se nos fizesses umas panquecas?
A minha receita de panquecas baseia-se numa receita da sempre infalível Maria de Lourdes Modesto e acho que ficam perfeitas: a massa leve, o doce q.b., a textura macia. O meu filho prefere-as simples, acompanhado de um batido de chocolate. A minha filha, claro que se eu deixar, cobertas de chocolate. Para mim, com uma colher de mel. Mas fica igualmente bom com uma qualquer boa compota.


Ingredientes:


2 ovos

3 colheres de sopa de manteiga (40g)

2 dl de leite

150g de farinha com fermento

1 colher de chá de fermento royal

3 colheres de sopa de açúcar


Preparação:


Derrete-se a manteiga no micro-ondas e mistura-se com o leite e os ovos. Noutra tigela peneiram-se a farinha, o açúcar e o fermento. Juntam-se os dois preparados, sem bater e deixa-se descansar a massa. Dá-se mais uma volta à massa para que fique homogénea.

Unta-se uma frigideira anti-aderente com manteiga e vão-se deitando colheradas, de forma a cobrir o fundo da frigideira. Deixa-se cozer de um lado e vira-se com a ajuda de duas facas ou, quando já se tem alguma experiência, assim:















1 comentário:

ameixa seca disse...

Adoro panquecas... prefiro-as simples ou com açúcar e canela :)