terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bacalhau do Natal


Em casa dos meus avós, onde sempre passavamos os natais, a tradição não era o bacalhau cozido, como na maioria das casas portuguesas, mas uma coisa que penso pouco imaginável para a maioria das pessoas: pescada cozida com todos. Mas eram umas pescadas enormes, que vinham inteiras para a mesa numa travessa ainda maior.
Nos anos em que nos juntamos todos no natal, um dos meus irmãos ainda faz questão de cumprir a tradição da pescada, que já não é tão grande, mas que é mesmo só simbólica.
Este ano resolvi fazer um bacalhau no forno, cuja receita é de casa da minha sogra. Embora a fotografia não esteja muito boa, foi muito elogiado.
Coze-se o bacalhau sem que fique muito desfeito e depois de arrefecer desfaz-se em lascas grandes. Refogam-se cebolas às rodelas com azeite e alhos, até que a cebola fique transparente. Acrescenta-se o bacalhau à cebolada e envolve-se.
Entretanto cozeram-se batatas que já podem ir cortadas em rodelas grossas, bem como couve portuguesa.
Num recipiente que possa ir ao forno, colocam-se no fundo as batatas, por cima a cebolada de bacalhau, azeitonas pretas sem o caroço e por cima as couves cozidas.
Com a àgua de cozer o bacalhau faz-se um molho branco a que se juntam natas. Cobre-se tudo com este molho e vai ao forno a gratinar.

Sem comentários: