segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mousse de chocolate rápida da Nigella


Quem me conhece sabe que sou avessa a modas. É o meu (mau) feitio! Tudo o que esteja muito na moda, ou que seja unanimemente aclamado, eu desconfio. Por razões que não têm a ver com modas, mas com a minha vida, vejo muito pouca televisão. Os bons programas, ou aqueles que eu assim considero, ou que me podem interessar, passam a horas a que não posso ver. Eu sei que se podem gravar, mas chega a uma altura em que a televisão está cheia de gravações que não vou ter tempo de ver. E apago. Porque a televisão faz perder muito tempo. E tempo é aquilo que, há medida que os anos vão passando, temos menos.
Tudo isto para dizer que vi recentemente, pela primeira vez, um programa de televisão da Nigella Lawson. Nesse programa ela faz almôndegas com tagliatelle, trifle de amoras e um bolo de chocolate sem farinha que me deixou rendida. Devo confessar que o facto de ela atirar as cascas dos ovos para lá do cenário, deixou-me um pouco apreensiva, mas, a perfeição não existe!
Fui a correr à procura de um qualquer livro dela, mas tive de esperar porque estava esgotado. Facilmente encontrei aqui e adorei, claro.
Fui logo experimentar o que me pareceu mais óbvio: Instant Chocolate Mousse. Aqui. Nunca tinha pensado fazer uma mousse assim e durante o processo achei que talvez a experiência fosse um fiasco. Quando acabei, em vez de comer logo como ela recomenda, coloquei no congelador porque a achei muito líquida. Passada hora e meia, ao jantar, experimentámos. Fica delicioso. Estou fã!
Fiz algumas alterações. Utilizei a Bimby.

Ingredientes:

150g de mini marshmallows
50g de manteiga
200g de chocolate com 52% de cacau
60ml. de água
400g de natas
Uns pingos de limão

Preparação:

Coloque no copo da Bimby os marshmallows, a manteiga e a água e programe 5 Min., Temp. 90º, Vel. 4. Junte o chocolate partido aos bocados e espere até amolecer. Programe mais 30 Seg., Vel 4 ou até o chocolate estar todo incorporado. Retire da Bimby e deixe arrefecer. Bata as natas com uns pingos de limão até ficarem grossas e firmes. Junta-se ao chocolate e deita-se numa taça. Vai ao congelador até prender.

1 comentário:

ameixa seca disse...

Tenho livro e esta marcada para experimentar... só não sei quando. E nunca vi nenhum programa dela :) Não há tvcabo para estes lados he he