segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lombo intercalado

Quando se reúne a família e os amigos à volta de uma refeição é muitas vezes difícil escolher um menu que agrade a todos. As crianças não gostam de peixe, os idosos não podem comer coisas que impliquem mastigar muito, há sempre os que não gostam de qualquer coisa, ou que por motivos de saúde não podem comer, etc. Por isso os almoços de domingo requerem alguma preparação, não só pelo número de pessoas, que aumenta consideravelmente, como decidir o que se vai fazer. Ultrapassado esse “obstáculo” está praticamente “feito” o almoço.
Quando eu e o E. já não sabemos o que fazer e depois de várias sugestões, telefonemas a perguntar o que querem que se faça para o almoço, quando não se chega a um consenso, há sempre um de nós que, após aquele olhar e o silêncio que lhe corresponde diz: fazemos o lombo e acabou-se.
A receita do lombo é esta. Escolhe-se a peça de carne maior ou mais pequena, consoante o número de comensais e acompanha-se com batata palha de compra e arroz, que varia segundo a inspiração e a época do ano. O queijo é o que mais gostar. Costumo usar flamengo.

Ingredientes:

1 lombo de carne de vitela
Cebola
Alho francês
Azeite
Vinho Branco
Sal
Pimenta
Folha de louro
1 lata de cogumelos laminados
1 pacote de natas
Fatias de queijo
Fatias de bacon
Vinho do Porto



Preparação:

Leva-se um tacho ao lume com a cebola e o alho francês às rodelas finas e o azeite. Coloca-se por cima a carne e junta-se o vinho branco, o sal e a pimenta e a folha de louro. Deixa-se a carne estufar durante mais ou menos 15 a 20 minutos. Vai-se rolando a peça e na parte final adiciona-se a lata de cogumelos laminados.
Tira-se a carne que se fatia. Colocam-se as fatias num tabuleiro de ir ao forno e entremeia-se 1 fatia de carne, queijo, bacon, fatia de carne, queijo e bacon, e assim sucessivamente até acabar a carne. Por cima coloca-se a cebola, o alho francês e os cogumelos que se retiraram do tacho.
Rega-se tudo com o pacote de natas e o cálice de vinho do porto e vai ao forno quente, a 230º, mais 15 a 20 min.


2 comentários:

ameixa seca disse...

Esse molho a acompanhar o lombo, deve ser de lamber os dedos :)

Margarida Fernandes - a neta disse...

Que delicia tia!!! E como estou cheia de fome e hoje não se pode comer carne porque é entrudo. Tenho mais vontade. Apetece mesmo lamber o seu blog. Beijinhos