terça-feira, 21 de julho de 2009

Peixinhos da Horta

Os peixinhos da horta podem ser um prato principal, um acompanhamento ou apenas um aperitivo. Depende daquilo com que se servem e como se fazem. Mais pequenos, são um entretém para a boca enquanto não se serve o prato principal. Acompanham peixe e carne, ou são o prato principal, se se servirem com uma boa açorda ou uma salada russa, por exemplo. Aqui como em quase tudo na cozinha, a imaginação é o limite.
Em minha casa fazem-se assim e ainda não comi melhores.


Ingredientes:


Feijão verde


Farinha


Ovos


Leite


Sal


Óleo para fritar


Preparação:

Excepcionalmente, eu que faço tudo pesado e medido, o polme dos peixinhos da horta é a "olho". Mas comecemos pelo princípio. Arranja-se o feijão verde, cortando as pontas e os fios e cada um ao meio e ao comprido. Coze-se em água e sal e deixa-se arrefecer.


Faz-se o polme juntando a farinha, os ovos e o leite de forma a ficar um polme consistente,nem muito líquido nem muito grosso (espero que consigam ver na imagem).


Passa-se o feijão pelo polme e frita-se em óleo bem quente até ficarem loirinhos.


Deixa-se a escorrer em papel absorvente.


domingo, 5 de julho de 2009

Pudim de pão e maçã


Este pudim de pão com manteiga e maçã é receita da prima Mariazinha. Já não o fazia há muito tempo, mas tinha a ideia de como era delicioso. Por isso, quase não restava pudim para fotografar. Ficou esta fatia "envergonhada" para amostra.


Ingredientes:


Fatias de pão de forma sem côdea


3 ovos inteiros


300g de açúcar


2,5 dl. de leite


2 ou 3 maçãs reineta


Manteiga q.b.



Preparação:


Barra-se uma forma redonda de buraco com manteiga. Descascam-se as maçãs que se cortam em fatias fininhas. Barram-se, generosamente, fatias de pão de forma sem côdea, só de um dos lados. Acamam-se, alternadamente na forma, o pão, com a manteiga virada para cima e a maçã. A última camada deve ser de pão. Fiz 3 camadas de pão e 2 de maçã.
Numa taça batem-se os ovos com o açúcar e o leite e deita-se por cima do pudim que já está na forma. Deve ficar cerca de meia hora a beberar e só depois vai ao forno, cerca de meia hora.