domingo, 15 de novembro de 2009

Mousse de chocolate como se come n' O Toscano

aqui postei a receita da mousse de chocolate, como faz a minha mãe e achava que melhor era difícil, para não dizer impossível. O meu melhor apreciador e crítico, não só das “artes culinárias” mas de todos os aspectos da minha existência é o meu filho e relativamente à mousse estava tudo dito. A que eu faço é que é a mousse, as outras são mais ou menos. E mousse de chocolate de restaurante era aquela coisa que se pedia quando nada mais parecia suficientemente bom. Até que, numa das nossas muitas idas ao Toscano o meu filho, por insistência do Sr. Galvão, mas mais por simpatia e educação, hesitando perante a epifania que é o carrinho dos doces, aceitou provar a mousse de chocolate. E quando o Sr. Galvão perguntou, e então?, ele voltou-se para mim e disse: é melhor do que a tua, mãe. Confesso que fiquei chocada, pois não estava nada à espera e pedi logo para provar. Devo dizer que, perante tal descoberta todos provámos e teve de se pedir outra dose de mousse de chocolate.
Assim que tive oportunidade experimentei fazer, e depois de todos provarem, o meu filho disse, peremptório: está melhor do que a do Toscano. É o que qualquer mãe sonha ouvir.
Mas chega de “paleio” e vamos a o que interessa. O segredo é simples: faz-se a mousse como já postei, mas no fim de se envolverem as claras, que é a última fase, junta-se chocolate ralado que fica em pedacinhos e quando se põe a colher na boca sente-se o chocolate.
Esta mousse é obviamente recomendada para quem gosta muito, mas muito de CHOCOLATE.


Ingredientes:


200 g de chocolate preto
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
100g de chocolate preto com 72% de cacau



Preparação:


Derretem-se as 200g de chocolate com a manteiga no micro-ondas (utilizei chocolate com 42% de cacau) . Batem-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e dobrar de volume. Juntar a este creme a mistura de chocolate e manteiga e bater muito bem com a batedeira eléctrica. Bater as claras em castelo e juntar com cuidado à mistura de chocolate, envolvendo de forma a não abater. Ralar as 100g chocolate com 72% de cacau, na Bimby ou no ralador e juntar à mousse com muito cuidado. Colocar em taças ou numa taça grande. Vai ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

Experimentem e digam-me como é.

4 comentários:

claudia disse...

O meu marido ADORA mousse de chocolate. Tenho de experimentar etsa versão!

Margarida Fernandes - a neta disse...

Querida tia até que enfim. Que delicia recomeçar as idas ao blog, e logo em grande com a mousse de chocolate!!!!
Beijinhos deve estar óptima, será que dá para congelar um bocadinho para qdo for ai no Natal??

ameixa seca disse...

:) Ainda bem que ficou melhor! Excelente sinal!!!

Margarida Fernandes - a neta disse...

Ficou melhor porque a minha tia é a maior!! Tia podia repetir no Natal!!A mousse e o nosso salame com aguardente!! A tia estava linda no dança no gelo. beijinhos