sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bolo de noz e maçã


Esta receita foi-me passada pela mãe da Irina e além de ser muito fácil de fazer fica húmido e com uma textura muito boa e dura algum tempo como se tivesse sido feito no próprio dia, se for guardado numa caixa hermética.

Ingredientes:

6 ovos

2 chávenas de açúcar

2 chávenas de farinha

1 chávena de óleo

1 chávena de maçã

1 chávena de nozes

1 colher de chá de fermento

Preparação:

Descascam-se as maças e cortam-se em pequenos bocados. Partem-se grosseiramente as nozes. Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, junta-se o óleo, a farinha, a maçã e as nozes. Coloca-se a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e vai ao forno cerca de 45 minutos. Parte-se o bolo em quadrados.

domingo, 15 de novembro de 2009

Mousse de chocolate como se come n' O Toscano

aqui postei a receita da mousse de chocolate, como faz a minha mãe e achava que melhor era difícil, para não dizer impossível. O meu melhor apreciador e crítico, não só das “artes culinárias” mas de todos os aspectos da minha existência é o meu filho e relativamente à mousse estava tudo dito. A que eu faço é que é a mousse, as outras são mais ou menos. E mousse de chocolate de restaurante era aquela coisa que se pedia quando nada mais parecia suficientemente bom. Até que, numa das nossas muitas idas ao Toscano o meu filho, por insistência do Sr. Galvão, mas mais por simpatia e educação, hesitando perante a epifania que é o carrinho dos doces, aceitou provar a mousse de chocolate. E quando o Sr. Galvão perguntou, e então?, ele voltou-se para mim e disse: é melhor do que a tua, mãe. Confesso que fiquei chocada, pois não estava nada à espera e pedi logo para provar. Devo dizer que, perante tal descoberta todos provámos e teve de se pedir outra dose de mousse de chocolate.
Assim que tive oportunidade experimentei fazer, e depois de todos provarem, o meu filho disse, peremptório: está melhor do que a do Toscano. É o que qualquer mãe sonha ouvir.
Mas chega de “paleio” e vamos a o que interessa. O segredo é simples: faz-se a mousse como já postei, mas no fim de se envolverem as claras, que é a última fase, junta-se chocolate ralado que fica em pedacinhos e quando se põe a colher na boca sente-se o chocolate.
Esta mousse é obviamente recomendada para quem gosta muito, mas muito de CHOCOLATE.


Ingredientes:


200 g de chocolate preto
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
100g de chocolate preto com 72% de cacau



Preparação:


Derretem-se as 200g de chocolate com a manteiga no micro-ondas (utilizei chocolate com 42% de cacau) . Batem-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e dobrar de volume. Juntar a este creme a mistura de chocolate e manteiga e bater muito bem com a batedeira eléctrica. Bater as claras em castelo e juntar com cuidado à mistura de chocolate, envolvendo de forma a não abater. Ralar as 100g chocolate com 72% de cacau, na Bimby ou no ralador e juntar à mousse com muito cuidado. Colocar em taças ou numa taça grande. Vai ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

Experimentem e digam-me como é.