segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tarte pastel de nata(que quase não ia sendo)


Sabem aqueles dias em que estamos a fazer 50 coisas ao mesmo tempo? Pois é, acontece comigo a cada passo e neste caso, entre muitas outras coisas, resolvi fazer uma tarte de pastel de nata. A receita é a mesma dos pastéis de nata, só que em vez de se fazerem nas formas pequenas, forra-se uma tarteira grande com a massa folhada e enche-se com o recheio. Acho que já toda a gente experimentou.
Esta receita é facílima, fica sempre bem e “enche o olho”, o que nestas coisas é fundamental.
Vem todo este paleio a propósito das coisas que nem sempre são perfeitas: já estava a tarte no forno e apercebi-me que não tinha colocado as gemas no creme. E agora? Não entrei em pânico, esperei que saísse do forno e até aqui tudo bem.
Quando, num dos almoços de sábado, cortei a tarte e servi, aguardei, ansiosa, até ouvir o primeiro comentário que, como de costume, veio do meu sogro: está deliciosa.
Claro que só depois de todos terem concordado, confessei o que tinha acontecido.
Na cozinha, como na vida, não devemos entrar em pânico quando nos esquecemos, ou não fazemos qualquer coisa como devíamos. A vida, quase sempre, surpreende-nos.

domingo, 16 de novembro de 2008

Mousse de dois chocolates



Parece que os primeiros a cultivar e utilizar o cacaueiro foram os Maias, mas o primeiro europeu que o conheceu foi Cristóvão Colombo. Apenas podemos imaginar o que ele sentiu ao provar esta iguaria, numa época em que os sabores não seriam tão variados como hoje.
Dos doces que têm por ingrediente principal o chocolate, a mousse de chocolate deve ser o mais consensual. A sua textura dever ser cremosa, consistente, mas a derreter-se na boca.
A mousse que faço é receita da minha mãe e o segredo, diz ela, é bater muito bem o creme, na altura em que se mistura o chocolate ao creme de ovos e açúcar, para não doçurar (tenho horror à sensação de se meter a colher na taça de mousse e encontrar aquele líquido no fundo...). Depois é juntar as claras em castelo com muito cuidado, deitar o doce numa taça ou taças e levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.
Esta receita é de dois chocolates, mas com a variedade de chocolates que hoje há, pode fazer-se de muito mais sabores.

Ingredientes:


Para a mousse de chocolate preto:
125 g de chocolate preto
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher e meia de sopa de manteiga

Para a mousse de chocolate branco:


100 g de chocolate branco
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
raspas de chocolate de leite


Preparação:


Derrete-se o chocolate com a manteiga no micro-ondas. Batem-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e dobrar de volume. Juntar a este creme a mistura de chocolate e manteiga e bater muito bem com a batedeira eléctrica. Bater as claras em castelo e juntar com cuidado à mistura de chocolate, envolvendo de forma a não abater. Vai ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

sábado, 8 de novembro de 2008

Bolo de azeite e mel


Este é um bolo diferente, com sabor e textura acentuados, mas muito agradável. É um bolo de tempo frio, de Inverno. A receita é da Teleculinária Robot de Cozinha, Outubro 2008.

Ingredientes:


270g de farinha
200g de mel
150g de azeite
4 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de erva doce
1 casquinha de limão


Preparação:

Liga-se o forno e unta-se uma forma de buraco e polvilha-se com farinha.
Deita-se no copo o azeite, o mel, os ovos, a canela, a casquinha de limão e a erva doce e programa-se 5 Seg., Vel. 6. Junta-se a farinha e o fermento e programa-se 20 Seg., Vel. 5 até ficar tudo ligado.
Deita-se a massa na forma e leva-se ao forno até, ao espetar o palito, este sair seco.
Como todos os bolos pode ser feito da forma tradicional.

domingo, 2 de novembro de 2008

Sirga - Douro DOC Tinto 2005


Este fim de semana decorre na antiga FIL, em Lisboa, uma mostra de vinhos e outros produtos gourmet. Fomos lá, principalmente para ver os primos e apoiar, em particular, o primo Paulo e o seu vinho.
É um vinho tinto, do Douro, jovem mas muito agradável.
Eu, como mera apreciadora e muito deficiente conhecedora, que isto dos vinhos tem muito que se lhe diga, gosto sinceramente.
Sim, claro que sou parcial, mas mesmo assim.

sábado, 1 de novembro de 2008

O Toscano

Há restaurantes onde se pode ir com a certeza que se vai comer bem. Um desses restaurantes é o Toscano: quem vem pela Avenida Marginal no sentido Lisboa-Cascais, chegando aos semáforos da Parede vira à direita e vê logo, também á direita umas grandes janelas a dar para o mar, sobe um pouquinho e já lá está.
O atendimento é impecável e a comida, do peixe fresquíssimo à cozinha tradicional, nunca decepciona. E quando se lê no menu ensopado de eirózes sabemos perfeitamente o que quer dizer. É que há certos dias em que não apetece chamar um tradutor para ler o menu, como em certos restaurantes mais "modernaços".
O ensopado de eirózes de hoje estava absolutamente no ponto: a cebolada, o molho de tomate, o pão frito q.b. e as batatas cozidas. E as eirózes, divinais. Tudo acompanhado por um vinho branco Duas Quintas de 2007 que tem sido muitíssimo bom.
Para sobremesa, depois de um almoço destes eu tinha de comer um doce de ovos e escolhi encharcada de ovos, também sem mácula.


O primeiro post que aqui coloquei tem uma fotografia tirada por mim, como aliás todas as que estão neste blog, precisamente no Toscano.
Enfim, um almoço de sábado como deviam ser todos.