quarta-feira, 29 de outubro de 2008

1 ano de receitas e vida

Faz hoje um ano que me iniciei nesta aventura e devo confessar que nunca pensei que me desse tanto gozo.
Sem qualquer preparação, timidamente e apenas para ver como era, o mais amadora que se pode ser, pois tenho a minha vida profissional e familiar que não me permitem estar aqui muito tempo e com muita pena passam-se dias que não consigo espreitar os blogs.
Já para não falar dessa coisa nova na minha vida que passou a ser andar (quase sempre) com a máquina fotográfica atrás, pedir para não começarem a comer antes de fotografar e a ser olhada de esguelha por quem não percebe o que se está a passar.
Mas isto é absolutamente viciante, apaixonante. Tudo o que se aprende, se experimenta, a troca de ideias, constatar que algures no outro lado do mundo, em terras que nunca ouvimos falar há alguém que se interessa por aquilo que fazemos.
O balanço ao fim de um ano é muito positivo. Espero muito sinceramente continuar a desfrutar deste meio, pelo menos como até aqui. E ter tempo para actualizar o blog, as ligações especiais e até o meu perfil.
Quero agradecer, penhoradamente, a todos aqueles que me visitam, me deixam uma palavra e também aos que nunca comentam. Obrigada. E espero daqui a um ano estar tão feliz como hoje.

sábado, 18 de outubro de 2008

Tiramisu


Esta é uma sobremesa que agrada a toda a gente e que se faz muito facilmente. Há receitas para todos os gostos, mas esta é do livro de Maria de Lourdes Modesto, As Receitas Escolhidas. É aquela que se aproxima mais das receitas italianas que já provei, pois não usa natas mas claras em castelo, salientando o sabor do queijo.

Ingredientes:
Palitos à la Reine
4 ovos
150g de açúcar
250g de mascarpone
2 dl de café forte, ou mais um pouco se for necessário
1 dl de rum
2 colheres de sopa de cacau em pó
Preparação:
Faz-se o café, junta-se o rum e deixa-se a arrefecer enquanto se prepara a sobremesa. Batem-se as claras em castelo. Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme espesso. Junta-se o queijo, pouco a pouco, batendo bem com a batedeira. Adicionam-se as claras em castelo, com cuidado, ao creme.
Normalmente este doce faz-se numa travessa funda. Mergulham-se, um a um, os palitos na mistura de café e rum e dispõem-se no fundo da travessa até ficar todo coberto. Deve ter-se o cuidado de não embeber demais. Por cima dos palitos espalha-se metade do creme de mascarpone. Cobre-se com mais uma camada de palitos embebidos e espalha-se o resto do creme. Vai ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro. Antes de se servir, espalha-se o cacau em pó por cima, com a ajuda de um passador de rede para ficar uniforme.

sábado, 11 de outubro de 2008

Geleia de marmelo




Quando fiz a marmelada fiz também geleia de marmelo, na Bimby. Aproveitam-se as cascas e as pevides que não se usaram na marmelada.
Coloca-se tudo no copo da Bimby, cobre-se com água e programa-se 15min., Temp. 100º, Vel. 1. Coa-se por um passador e pesa-se o líquido que ficou.
Junta-se igual peso de açúcar e programa-se 30min., Temp. Varoma, Vel. 1.
Um dos sabores da minha infância é a geleia que se comia por cima do requeijão. Esta já foi comida com queijo fresco e barrou um pão de cereais que também fiz.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Melão com presunto




Melão com presunto é uma combinação antiga, cujos únicos requisitos são a boa qualidade de ambos os produtos. A sua apresentação para uma entrada servida à mesa costumava ser as fatias de melão e de presunto inteiras no prato, dispostas de maneira agradável. Mais recentemente tenho visto em diversos blogs e revistas esta forma de apresentação: num palito espetam-se pedaços de melão e de presunto alternados. O resultado fica bonito.



domingo, 5 de outubro de 2008

Bolo de Bolacha





Já aqui postei um bolo de bolacha como é mais vulgar hoje fazer-se. Mas, como contei, quando eu era pequena a minha mãe fazia sempre o bolo de bolacha com creme de manteiga. Sinceramente prefiro este, mas penso que é mais calórico e um pouco mais enjoativo. É para se comer q.b.


Ingredientes:


2 pacotes de bolacha Maria
200g de manteiga

200g de açúcar

2 gemas

2,5 dl de café

2 colheres de sopa de rum


Preparação:


Bate-se a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar um creme consistente. Põe-se o creme no frigorífico enquanto se faz o café a que se junta o rum. Molham-se as bolachas no café e vão-se dispondo no prato da forma que se quiser. Barram-se as bolachas com o creme e volta-se a por outra camada de bolachas e assim sucessivamente até aquelas acabarem. Cobre-se o bolo com o restante creme e decora-se como se quiser. Há quem ponha coco ralado por cima e à volta ou bolacha ralada. Aqui fiz apenas uns feitios com um garfo e acho que ficou bonito.









Marmelada


Estava ansiosa que chegasse a época da marmelada para a testar na Bimby e mais uma vez só posso dizer que é quase mágico: em 30 minutos está a marmelada feita e perfeita.
A receita está na página 98 do livro de receitas base.

Ingredientes:


800g de marmelos com a casca mas sem caroços
1 limão descascado e sem caroços
800g de açúcar

Preparação:

Tritura-se tudo na Bimby durante 30 seg. Vel.9. Programa-se 30 min. Temp. 100º, Vel. 3. Deita-se em taças e deixa-se arrefecer.